quarta-feira, 18 de maio de 2011

Centenário da morte de Gustav Mahler (1860-1911)

"Uma sinfonia deve ser como o mundo, deve conter tudo."
Esta curta frase de Mahler desvenda o que ele pensava acerca da composição sinfónica. É difícil imaginar um legado sinfónico mais abrangente do que aquele que nos ficou deste compositor, nascido em 1860, na Boémia.
Foi certamente por ser um inovador que, deixando de lado as normas da composição, enveredou por um caminho que nem o público nem a crítica musical aceitaram de bom grado. A sua linguagem musical, aparentemente, serve-se de elementos antagónicos que tanto podem remeter para o mundo do sublime como para a vulgaridade quotidiana. No que diz respeito à orquestração, Mahler também protoganizou frequentes vezes momentos chocantes para a época, pelo recurso a efeitos pouco convencionais.
Foi na década de 60 que Leonard Bernstein concretizou o que o compositor tinha profetizado:"o meu tempo ainda está por chegar".
Como normalmente acontece no mundo das artes, também a Mahler não foi reconhecido o seu talento por parte de alguns dos contemporâneos.
O cinema ajudou ao despertar do êxito da música mahleriana.Luchino Visconti, com o seu filme "Morte em Veneza"- 1971 -(título homónimo do conto de Thomas Mann, apreciador de Mahler e que homemageou atribuindo ao protagonista o nome de Gustav)contribuiu para que o grande público tomasse consciência da obra sinfónica de Mahler ao adotar o Adiagetto da 5.ª sinfonia como banda sonora.
Pode considerar-se que a obra de Mahler constitui o elo entre a música do sec. XIX (Bruckner, Brahms e Wagner) e a do sec. XX(Schoenberg e a 2ª escola de Viena),o que justifica que os vienenses de apurado gosto clássico, se sentissem desconfortáveis nas suas cadeiras ao ouvirem esta música nova, resultante da grande música sacralizada à mistura com elementos da música popular.
Considerado um transgressor, está hoje considerado como um dos grandes músicos de transição do sec.XIX para o sec.XX.
Morreu no dia 18 de Maio de 1911, não tendo podido acabar a sua 10.ª sinfonia











http://youtu.be/_CjoCAemK6Y

Sem comentários:

Enviar um comentário