Yma Sumac(Zoila Augusta del Castillo, 19227/2008)), nome por que é conhecida esta cantora peruana, senhora da mais extraordinária voz de todos os tempos,espantou todos quantos a puderam ouvir nos seus espetáculos e emissões e continua a surpreender os que ainda hoje queiram escutá-la.
Este registo serve para chamar a atenção dos que nunca tenham ouvido falar desta mulher. Começou por cantar em programas de rádio em 1942, pouco tempo depois mudou-se para Nova York com o marido e acabou por se tornar uma diva.Primeiramente considerada contralto, foi seguidamente reconhecida como soprano "ultra leggero". Identificada como uma verdadeira acrobata vocal, a sua extensão de voz era tal que conseguia emitir sons abaixo da tessitura de barítono até ultrapassar a tessitura de soprano. Assim, pôde ofuscar a soprano alemã Erna Sack(1898/1972),um dos sopranos mais famosos de sempre,com um registo vocal de 4,4 oitavas de extensão de voz. Esta tinha sido até ali considerada um dos sopranos de coloratura mais famosos de sempre, para quem Richard Strauss reescrevera uma nova cadência(no papel de Zerbinetta, na ópera Ariane de Naxos), a fim de poder fazer brilhar os dotes especiais da cantora. Apesar das qualidades espantosas da voz desta alemã, Yma Sumac surpreendeu o mundo mais do que ela.
A canção "Chuncho", que podem ouvir neste vídeo, é um exemplo da extensão prodigiosa da sua voz. Depois, é só tirarem as suas conclusões e procurarem saber mais acerca deste prodígio da natureza.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário